quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Paródia

Preserva

Num golpe de machado, veio a destruição
Mas se não cont
inuar ainda tem solução.
População infiel, tão bravo eu fiquei
Mas tudo aconteceu porque eu também deixei.

Foi irracional, o que homem fez
Mas eu vou replantar, só mais uma vez
Preserva! A mata...
A fauna e a flora pedem salvação!
Preserva! A mata...

Vamos tentar mudar essa situação!

Mandou me escravizar, pra pegar pau-brasil
E depois de tudo isso a floresta sumiu.
O sol apareceu, e veio o calor
E a poluição ninguém mais suportou.

Foi irracional, o que homem fez
Mas eu vou replantar, só mais uma vez
Preserva! A mata...
A fauna e a flora pedem salvação!
Preserva! A mata...

Vamos tentar mudar essa situação!



Compositores: Alana Cerqueira, Helen de Almeida,
Suelen Conceição, Thaise Renata.

Localização do PANGEA

O Parque Metropolitando de Pituaçu, ou simplesmente Parque de Pituaçu, localiza-se no bairro de Pituaçu, em Salvador, próximo a orla e a UCSal. Foi criado por decreto estadual em 1973 e é a maior reserva ecológica da cidade de Salvador, Bahia, além de ter remanescentes de Mata Atlântica e a beleza da Lagoa de Pituaçu.
O PANGEA - Centro de Estudos Socioambientais, está localizado na Rua Rádios Amadores, Pituaçu, Salvador, e é um centro de estudos relacionado à preservação e educação ambiental.arque Metropolitando de Pituaçu, ou simplesmente Parque de Pituaçu, localiza-se no bairro de Pituaçu, em Salvador, próximo a orla e a UCSal. Foi criado por decreto estadual em 1973 e é a maior reserva ecológica da cidade de Salvador, Bahia, além de ter remanescentes de Mata Atlântica e a beleza da Lagoa de Pituaçu.
O PANGEA - Centro de Estudos Socioambientais, está localizado na Rua Rádios Amadores, Pituaçu, Salvador, e é um centro de estudos relacionado à preservação e educação ambiental.

Importância das florestas

As florestas sempre foram importantes na qualidade de vida da população; o papel delas no meio ambiente, sempre foi compreendido, mas somente agora, nesses últimos anos é que as influências florestais ganharam real importância, pois cada dia cresce o número de problemas que a natureza está sofrendo devido as inúmeras queimadas, desmatamentos, gases poluentes na atmosfera, etc.
As árvores são importantes, pois além de bons frutos, que servem de alimentos para os animais que vivem ao redor dela, elas também são ótimas produtoras de sombra, pois absorvem o calor excessivo do sol e ajuda a manter a temperatura equilibrada do ambiente.

Plantas medicinais da Mata Atlântica

O uso de remédios caseiros é uma tradição secular. Chás, xaropes e emplastros, comumente receitados por curandeiros, pagés, xamãs e sacerdotes nas antigas culturas, têm resistido à passagem do tempo e ao advento dos grandes laboratórios. Hoje, a cada ano, novas propriedades curativas das plantas são descobertas ou confirmadas e a Mata Atlântica, por sua diversidade de espécies, é fonte de pesquisas constantes da farmacologia.
Essas plantas são usadas de diversas formas, tais como cataplasmas, infusões, contusões, filtros, macerações, sucos, tinturas, tisanas, vinhos medicinais e xaropes.
Veja algumas que são conhecidas popularmente por seus efeitos medicinais:

  1. Arnica - desinflamatória
  2. Aroeira (pimenta rosa) - digestiva, cicatrizante
  3. Avenca - expectorante
  4. Cidrão - digestivo, anti-espasmódico
  5. Eucalipto - balsâmico, expectorante
  6. Laranjeira - calmante
  7. Mamona - purgante
  8. Milho - diurético
  9. Pinho - diurético, expectorante
  10. Sabugueiro - depurativo, corta a tosse
  11. Tanchagem - cicatrizante
As plantas medicinais: